segunda-feira, 12 de maio de 2014

11/05/2014
Desafio XI   
VALENDO 10 FIGURINHAS
Agora que já demos uma pequena volta pelo Universo, é hora de retornar à Terra e descobrir como nós entendemos o Universo. O que pensamos dele e o que pensamos que sabemos dele, realizando um pequeno resgate histórico desta arte.
1 – Desde a antiguidade o homem mantém um estrito relacionamento com o céu, e o vem utilizando para as mais diversas formas. O que antes não compreendiam e atribuíam a seres divinos, agora utilizamos a mais perfeita racionalidade humana para demonstrar poder e dominação. Bom nosso desafio remete-se aos tempos antigos dos babilônios, mesopotâmios, egípcios, árabes e gregos que com o passar do tempo foram tecendo a colcha de retalhos e dividindo os céus em partes menores. Não podemos atribuir a apenas uma civilização a constituição das divisões do céu e os seus significados, mas sim a um grande trabalho feito por todos estes povos. Literalmente atribuímos aos gregos, os povos que trouxeram até nós o significado de sua cultura, cuja qual utilizamos até hoje. 
Nos tempos antigos a compreensão dos céus era bem limitada, então os grandes pensadores da época buscavam associar o que viam nos céus a fenômenos do seu cotidiano ou de suas crenças. Geralmente associando a seres divinos que buscavam comunicação com os seres humanos através das estrelas. Então, surgiram as constelações, que são resultado da divisão do céu em partes menores. 
Com a observação incessante os povos também aprenderam a se guiar pelas estrelas e basearam grande parte de suas vidas em acontecimentos que ocorriam nos céus. Seu primeiro desafio será descrever pelo menos duas atividades que os povos antigos realizavam com base no movimento das estrelas.
2 – Também foram percebidos que algumas estrelas que se comportavam de forma diferente, pois elas não faziam parte dos desenhos que eles criavam nos céus e cada dia elas caminhavam por um caminho semelhante ao da Lua e do Sol. Por este motivo foram chamadas de “planektas” ou estrelas errantes. Este caminho percorrido por estes corpos foi sendo demarcado e com o tempo foi percebido que ele cortava doze constelações. Hoje, esta linha imaginária no céu por onde passa o Sol, a Lua e os planetas são chamados de linha da eclíptica. Seu segundo desafio é descobrir qual é o nome dado ao grupo das 12 constelações que é cortado pela linha da eclíptica.

3 – E seu terceiro desafio será descobrir quais eram estas 12 constelações cortados pelo caminho do Sol, Lua e planetas.
4 – Com o passar do tempo e a combinação dos movimentos da Terra e dos corpos celestes este caminho aparente acabou se deslocando e começou a passar em mais uma constelação. Seu último desafio será descobrir qual é a constelação que o Sol, Lua e planetas passaram a cortar durante seu aparente caminho pelos céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário