quinta-feira, 8 de maio de 2014

07/05/2014
Desafio VIII 
  VALENDO 10 FIGURINHAS
No desafio passado iniciamos a nossa busca pelas estrelas, e já sabemos que elas percorrem um ciclo de vida. Também foi explicado um pouquinho dos períodos iniciais da vida de uma estrela, ou seja, como elas surgem. Fazendo uma comparação com o nosso cotidiano, esta fase seria como o período de gestação de uma criança. Agora vamos conhecer um pouco da vida das estrelas, não as do cinema, mas sim aquelas que vemos à noite. 
1 – Nós já aprendemos que na gestação da estrela ela vai acumulando massa e ficando cada vez maior e mais quente até chegar o momento em que ela se atrai todo o material que tem no entorno dela, nesse momento podemos dizer que a estrela “nasceu”. Daí em diante ela começa seu ciclo de vida, também chamado de seqüência principal que vai seguir até sua “morte”. Existem alguns fatores que determinam como a estrela vai evoluir, o principal deles é a quantidade de massa que a estrela absorveu durante a sua gestação. Seu primeiro desafio será descobrir qual o principal elemento químico que a estrela absorve durante sua gestação.
-------------------------------------------------------
2 – Após absorver uma grande quantidade deste elemento o núcleo vai ficando cada vez mais quente e apertado, até que todas aquelas partículas ficam tão juntas mais tão juntas e quentes que ocorre um processo chamado de fusão nuclear. Este processo significa que duas partículas do elemento químico principal se juntaram e desta união forma outro elemento químico e ocorre a liberação de uma pequena parte daquelas dois elementos que se uniram. Essa parte liberada é o que conhecemos como energia e efetivamente neste momento a estrela tem ignição, ou seja, como se ligasse e começasse a funcionar. Seu segundo desafio será descobrir qual é o elemento químico que resulta da fusão inicial.
3 – A estrela produzindo energia ela começa a gastar seu combustível, ou seja, vai gastar sua reserva de material para a queima, como se fosse um automóvel, no qual se abastece todo o tanque com gasolina e a partir do momento em que ligou o veículo vai diminuindo a quantidade da gasolina até o tanque ficar vazio. Nas estrelas o processo é semelhante, e o que vai determinar quanto a estrela vai viver é a quantidade de sua massa. Se compararmos com um automóvel, sabemos que quanto mais potente for o motor mais rápido gastará todo o combustível e nas estrelas este processo e semelhante, quanto maior ela for mais rápida ela vai morrer.  De acordo com isso, seu terceiro desafio será dizer classificar por ordem crescente (da menor para a maior) a expectativa de vida das seguintes estrelas (lembre-se quanto maior a massa, menos tempo ela vive).  Informação a massa do Sol – 1,98 x 1030 Kg, mas não se preocupe com este valor, ele é apenas demonstrativo.
Importante: As imagens abaixo são meramente ilustrativas e não encontram-se em escala, portanto não tomem por base elas.
 


Vega
2,1 vezes a massa do sol

Arcturus
 3,5 vezes a massa do Sol
Alpha Centauri
1,1 vezes massa do Sol

 Sírius
2,02 vezes a massa do sol
Procyon  
1,4 vezes a massa do Sol

Rigel  
18 vezes a massas do Sol
Canopus
8,05 vezes a massa do Sol
Capella  
2,7 vezes a massa do Sol          
 Achernar  
6,7 vezes a massa do Sol
Betelgeuse
 14 vezes massas do sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário