sábado, 3 de maio de 2014

03/05/2014
DESAFIO IV 
É isto aí, se chegou até aqui mostra que está indo bem) Valendo 10 figurinhas.

Tema: Sistema Solar

Embora pequenino em relação ao universo, o Sistema Solar, tem muitas coisas que podemos ver, medir, estudar e aprender. Algumas coisas menos comum a nosso dia a dia mas que mostra a beleza e diversidade de nossa casa.

Vamos conhecer mais um pouquinho destas belezas.

1 – Quando falamos de corpos menos conhecidos do Sistema Solar, um dos que podemos citar são os asteroides, ou seja, corpos celestes disformes (sem forma específica) compostos de rochas, poeira e gases que vagam pelo universo. No nosso sistema, a maioria destes corpos encontra-se agrupados em duas regiões, uma delas localizada entre as orbitas dos planetas Marte e Júpiter e a outra região após o planeta Netuno que vai até os limites do Sistema Solar. Quais são os nomes destas duas regiões de asteroides?


2 – Outra região muito falada em nosso sistema, também comporta corpos celestes disformes e delimitam nossos limites, onde se acredita que seja a provável origem dos cometas. Diferentemente das outras regiões no interior do nosso sistema que abriga estes corpos eles não estão no plano de orbita dos planetas e sim envolve todo o sistema como uma esfera. Contudo, ainda não existe nenhuma imagem que comprove este sistema, e tudo ainda esta no campo dos cálculos matemáticos. Qual é o nome deste sistema?


3 – Contudo, no interior do planeta existem belezas imensuráveis. Outra são os sistemas de anéis que circundam alguns planetas. O caso mais famoso é o do planeta Saturno, que com o auxílio de um pequeno telescópio já pode vê-los. Seu desafio é descobrir, quais planetas além de Saturno possuem anéis, e de que eles são compostos (qual sua composição, estrutura).


4 – Em Júpiter, maior planeta do nosso Sistema Solar, a atmosfera disforme (sem forma) com áreas de maior e menor densidade provoca a aparição de faixas com coloração específicas que podem ser facilmente diferenciadas. Devido a isso ocorrem diversas tempestades que também ficam aparentes visualmente. A maior delas tem o tamanho superior em várias vezes ao tamanho da Terra e já dura mais de 300 anos, ou seja, desde que foi observada pela primeira vez. Qual é o nome dado a esta tempestade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário